terça-feira, 22 de maio de 2012

RIO + 20!!!! E agora vai....

Vinte anos se passaram após a mais revolucionária e importante Conferência das Nações Unidas em busca da preservação ambiental, quando o tema entrou definitivamente na pauta internacional - a RIO 92, o país está novamente a frente de um debate internacional que traz diversos atores que ganharam grande importância conforme os anos e grande mobilização mundial.
Seja pelos fenômenos que vêm ocorrendo nos últimos anos: enchentes, tsunamis, furacões, terremotos e grandes catástrofes, ou simplesmente porque "o povo" descobriu o seu poder em frente aos chefes de Estado mediante, por exemplo, a cobrança por produtos politicamente corretos em relação as questões ambientais, que aos poucos foram moldulando o mercado internacional e cada vez mais torna-se padrão nas sociedades mundiais.
A RIO + 20 celebra os 20 anos da Conferência que deu um impulso as questões ambientais em âmbito mundial...e traz junto dela diversas questões ainda não solucionadas em todo esse tempo: crédito de carbono, exploração ilegal de madeira (desmatamento), propriedade intelectual, Amazônia como patrimônio da Humanidade (propriedade mundial e não mais brasileira).
Muitos assuntos serão tratados nessa Conferência, e hoje a sociedade civil está bem mais próxima de auxiliar nas decisões tomadas pelos chefes de Estado e Governo. Temas foram colocados para a discussão da sociedade em geral (no mundo todo), onde serão geradas sugestões e temas-foco para os debates e decisões da Cúpula da ONU.
É realmente muito mais fácil e mais cômodo assistir televisão enquanto reclamamos da política, do governo, do Estado e nada fazemos....faça parte daquela parcela pequena da população que não se acomoda com o que vê e tenta participar ativamente no que de fato é seu por direito: o Meio Ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário