quarta-feira, 23 de maio de 2012

Desenvolvimento Sustentável e os atores mundiais

Na Conferência do Rio em 1992 um conceito foi definido, conceito esse que mudaria a história da Humanidade e permaneceria em pauta os próximos anos de existência dos homens: o Desenvolvimento Sustentável.
Segundo o Relatório Brundtland (Nosso Futuro Comum), o desenvolvimento sustentável é "aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades", em outras palavras, é fazer com que as ações humanas evitem a destruição do planeta, conciliando o desenvolvimento econômico e social com a preservação ambiental.
Definido o conceito, o Desenvolvimento Sustentável tornou-se peça fundamental nas principais ações governamentais, além de aliado importante às grandes empresas que perceberam que a sustentabilidade tornaria um diferencial extremamente eficaz no mercado global.
Para tal conciliação, alguns atores emergiram na busca da preservação através da mobilização mundial e da pressão gerada nos chefes de Estado, como as ONGs que conquistaram seu espaço em âmbito internacional e passaram a ter voz ativa nas questões ambientais.
A importância de tais atores no desenvolvimento sustentável é marcante devido ao conflito gerado entre a Economia e o Meio Ambiente: como preservar o Meio Ambiente e alcançar o desenvolvimento econômico?? A questão traz as duas temáticas como opostas, e as ONGs ajudam na busca por formas sustentáveis de crescer economicamente (que é o objetivo do Estado).
O Desenvolvimento Sustentável não trouxe na pauta apenas a preservação ambiental, trouxe à pauta internacional temas mais complexos que assolam diversos países e precisam de atenção global, como a pobreza, a fome, as doenças, a mulher, as desigualdades sociais, a discriminação étnica e racial - problemas sociais de grande impacto mundial.
Por tantos fatores o Desenvolvimento Sustentável é tão importante, por abordar de forma clara e objetiva assuntos tão complexos buscando soluções que ajudarão a salvar e transformar o planeta, soluções essas que dependam de cada uma das mais de 7 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário