sexta-feira, 25 de maio de 2012

O importante papel da sociedade civil nas questões ambientais


As questões ambientais emergiram na pauta internacional a partir da Conferência de Estocolmo, em 1972. Porém naquela época apenas os cientistas, jornalistas e estudiosos na área ambiental participavam das discussões da temática e de chefes de Estados apenas dois compareceram.
Em 1992, na primeira Conferência do Rio de Janeiro, houve a participação maciça dos chefes de Estado, demonstrando assim o tamanho da importância da temática a partir daquele momento nas discussões mundiais. Além disso, outros atores surgiram na busca de auxílio nas discussões e na pressão feita sob os governantes.
As ONGs, por exemplo, ganharam espaço para a mobilização mundial e tiveram grande importância em relação à pressão sob os Estados no cumprimento dos acordos realizados. Nessa Conferência a opinião pública começou a ter singela importância, afinal para que o Estado consiga cumprir os acordos assinados e ratificados é necessário implantar leis federais, estaduais e municipais e desse modo precisa da ajuda de todos os cidadãos.
A sociedade civil ganhou espaço quando começou a tornar padrão à busca por produtos de empresas sustentáveis, socioambientalmente corretas. Enquanto a Conferência do Rio ocorria com os chefes de Estado, uma Conferência paralela trazia a mobilização da opinião pública e a participação da sociedade civil nas ações ambientais.
A mobilização de pessoas famosas em prol das ações sociais em diversos países no mundo auxiliaram na maior mobilização do mundo em prol de todas as causas, sejam elas sociais ou ambientais.
Hoje, a sociedade internacional obtém o respeito do mundo e a opinião pública é colocada em todos os meios de comunicação de forma fácil e eficaz, mostrando a verdade, seja ela boa ou ruim. O advento da globalização faz com que as sociedades no mundo interajam “Just in Time” como o ocorrido na Primavera Árabe recentemente.
A importância da sociedade civil nas decisões tomadas pelos chefes de Estado é fundamental, visto que é essa sociedade de será impactada com as ações governamentais para cumprirem os acordos ratificados.
Por tanto a RIO+20 traz antes do começo das discussões entre as autoridades, debates virtuais da sociedade civil, onde as sugestões colocadas serão repassadas aos chefes de Estado para discutirem o que for proposto e chegarem num consenso em relação aos principais temas abordados.
Os temas colocados em pauta para os debates virtuais são:
  1. Desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza;

  2. Desemprego, trabalho decente e migrações;

  3. Desenvolvimento sustentável como resposta às crises econômica e financeira;

  4. A economia do desenvolvimento sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo;

  5. Cidades sustentáveis e inovação;

  6. Segurança alimentar e nutricional;

  7. Energia sustentável para todos;

  8. Água;

  9. Oceanos;

  10. Florestas;

Participe, sua opinião conta muito para a melhoria da qualidade de vida no mundo e a preservação do meio ambiente. Vamos juntos ajudar a salvar nosso planeta. Cadastre-se no site: https://www.riodialogues.org/pt-br/login Dê sua opinião nos diversos temas e mostre ao mundo que sua parte você fez.
Mobilize pessoas, amigos, familiares, colegas de trabalho a participar. Vamos mostrar a força do brasileiro nas ações ambientais. Vamos mostrar que temos um diferencial, e que o brasileiro não pensa apenas em futebol, somos bem melhores do que isso. Mas para tanto precisamos mostrar ao mundo nosso poder intelectual e participativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário